sábado, 6 de fevereiro de 2010

BÍBLIA SAGRADA: FONTE PROFÉTICA, INFALÍVEL E CONFIÁVEL!!!



Meus amados e fiéis em Cristo, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai!

Muitas vezes ouvi pessoas dizerem que “papel aceita tudo”. E, concordo com elas, pois, de fato, existem muitos registros importantes, feitos no papel, que, se não fossem eles, as nossas vidas viraria uma grande confusão e geraria bastante transtorno.


Como exemplos, temos os registros de nascimentos, os nossos registros de identidades, os nossos CPFs, as leis dos países, o papel moeda, as escrituras públicas de bens móveis e imóveis, os livros de diversos autores de diversas áreas da vida humana (matemática, biologia, história, geografia, etc), as grandes pesquisas dos cientistas, os nossos diários, as nossas agendas de compromissos inadiáveis. Enfim, tem muito mais além do que foi tido até aqui, que comprova que o papel é uma das principais peças de toda a engrenagem dos relacionamentos humanos.


Mas, o que também percebi é que a frase “papel aceita tudo só era mesmo pronunciada quando o assunto era a Bíblia Sagrada. Alguns davam até entender que foram homens inteligentes que a montaram em duas partes, chamando a primeira de Antigo Testamento, e a segunda, de Novo Testamento. Uma obra bem feita, que daria até um ótimo filme.


E aí, tais pessoas, simplesmente, se esqueceram, quando pensaram assim, que o mesmo Deus, que lhes deu o fôlego de vida, é o mesmo que está velando sobre Bíblia Sagrada para cumpri-la, para o nosso bem e felicidade, para que Ele receba todo o louvor e toda a glória, pelo Deus, inigualável, que Ele revelará ser:

Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.


Mas também os filhos se rebelaram contra mim e não andaram nos meus estatutos, nem guardaram os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles; antes, profanaram os meus sábados. Então, eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para cumprir contra eles a minha ira no deserto.



Os diversos registros, em papel, que foram dados como exemplos, no inicio da nossa reflexão, são muito importantes e têm determinada influência sobre a normalidade do andamento das nossas vidas, neste planeta, tanto que acreditamos neles – ou seja, temos fé neles e as pessoas neles acreditam -, e por isso os utilizamos e os levamos conosco (os RGs e CPFs p.exs), e que não temos dúvidas do quanto eles fazem diferença nas nossas vidas, quando, por acaso, os perdemos. E somente os que nos conhecem poderão dizer que eu sou eu e você é você, se não os estivermos conduzindo. Fora disso, é melhor ficar em casa, se não poderemos ir até presos.


O “papel aceita tudo”, sim, e, principalmente, tudo aquilo que Deus queria que soubéssemos e deixou registrado na Bíblia Sagrada, para obediência por fé. Sim, pois é preciso primeiro acreditar nEle e nos seus escritos para que todas as Suas promessas possam se efetivar em nossas vidas:


2 Timóteo 3 16
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
17
a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.


1
Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.
2
Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.
3
Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.
4
Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.
5
Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.
6
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
7
Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.


Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.


Como, verdadeiramente, Deus se relaciona conosco na base da fé, precisamos de registros sagrados, que seja uma fonte profética, infalível e confiável, que revelem o dedo de Deus, no papel mais simples ou no mais sofisticado e de qualquer textura - em vista da Sua inspiração -, e que nos leve a confiar completa e inteiramente, quais crianças, em um Ser que é invisível, sim, mas que é real e que galardoa os que O buscam em espírito e em verdade:


Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!


E levando-se também em conta que esse Deus, que é eterno, imortal e invisível, não pode mentir, pois Ele é santo, essa fonte profética, infalível e confiável, deverá conter registros de fatos históricos que já se cumpriram – mas foram previamente divulgados, comprovando que a sua inspiração foi divina e não humana – e, que, conseqüentemente, nos dará a certeza de que os demais registros que ainda não se cumpriram, também se cumprirão. Que registros sagrados há, sob a face da Terra, que nos leve a uma certeza tão absoluta como esta?

Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?


De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito: Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.


O único livro que atende a todos esses requisitos ser inspirado por Deus, o que o torna profético e totalmente confiável e infalível -, é também a nossa única regra de fé e prática. Ela é a nossa fonte profética, infalível e confiável: a Bíblia Sagrada!


Sendo, portanto, a Bíblia Sagrada a nossa base fundamental para crer em um Deus que não mente, a primeira pergunta que devemos nos fazer, na plena certeza de que a mesma será, devidamente, respondida pela própria Palavra de Deus, é a seguinte:

1.  Levando-se em conta, principalmente, que toda a Escritura (de Gênesis a Apocalipse) tem como foco e personagem principal a pessoa de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo (como dito em Apocalipse 19:10 - “Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia”), quais profecias, do Antigo Testamento, já se cumpriram a respeito dEle?  
          
                                                                                                                                      
·         VEJAMOS O QUE, BÍBLICA E PROFETICAMENTE, JÁ SE CUMPRIU A RESPEITO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO:

- Que viria de semente de mulher (Gêneses 3:15b e Lucas 1:31-33);
- Que nasceria de uma virgem (Isaías 7:14 e Mateus 1:22,23);-
- Que nasceria em Belém (Miquéias 5:2 e Mateus 2:1);
- Que iniciaria seu ministério na Galiléia (Isaías 9:1,2 e Mateus 4:13-16);
- Que seria ungido com o Espírito Santo (Isaías 11:2 e Mateus 3:16);
- Que seria luz para os gentios (Isaías 49:6,7 e Lucas 2:27-32);
- Que entraria, triunfante, em Jerusalém (Zacarias 9:9 e Marcos 11:7-10);
- Que seria traído (Salmo 41:9 e João 13:18);
- Que o salário da traição seria trinta moedas (Zacarias 11:12 e Mateus 26:15);
- O que seria feito com essas trinta moedas (Zacarias 11:13 e Mateus 27:3,6,7);
- Que seria abandonado pelos seus discípulos (Zacarias 13:7 e Marcos 14:50);
- Que seria infamado e afrontado (Salmo 69:19 Marcos 15:16-19);
- Que se levantariam falsas testemunhas no seu julgamento (Salmo 35:11 e Marcos 14:56);
- Que a descendência de Eva seria ferida (Gênesis 15c e Mateus 27:27-50);
- Que seria crucificado e morto (Isaías 53:10 e Daniel 9:26; e Lucas 23:33 e João 11:50);
- Que as suas mãos e pés seriam traspassados (Salmo 22:16 e João 20:27);
- Que intercederia pelos transgressores (Isaías 53:12 e Lucas 23:34);
- Que nenhum dos seus ossos seria quebrado (Saldo 34:20 e João 19:30);
- Que seria contado com os transgressores (Isaías 54:12 e Lucas 23:33);
- Qual seria o lugar do seu enterro (Isaías 53:9 e Mateus 27:57-60);
- Que o sol se poria ao meio-dia, no dia do seu martírio (Amós 8:9 e Mateus 27:45);
- Que ressuscitaria (Salmo 16:10 e Atos 2:24);
- Que subiria ao céu (Salmo 68:18a e Lucas 24:50,51);
- Que se assentaria à direita de Deus (Salmo 110:1b e Marcos 16:19);


E diante das várias evidências, acima expostas, sobre o total cumprimento do que foi profetizado, há séculos passados, podemos concluir que, de fato, a Palavra de Deus é a verdade e é infalível (João 17:17). Ela é a nossa única fonte, profética, confiável, e que, por isso mesmo, TUDO O QUE A BOCA DO SENHOR FALOU, SE TORNOU PROFÉTICO, E, TENDO-SE TORNADO PROFÉTICO, TERÁ QUE SE CUMPRIR (Amós 3:7, 8), e em seus mínimos detalhes (Mateus 5:8 e Lucas 24:44), principalmente com relação a Cristo Jesus, o Filho de Deus, o Autor da vida, e bem como as profecias relativas a outros assuntos, contidas na Bíblia Sagrada! (Atos 3:15).

Sendo assim, é com muita ousadia que podemos formular a segunda pergunta, na certeza de que, mais dia menos dia, as respostas às mesmas estarão sendo dadas através das diversas mídias do mundo inteiro (rádio, televisão, jornais e revistas). E, é claro, quando elas começarem a se cumprir, já estaremos reinando com o Senhor, como havia sido prometido e profetizado!

2.  Quais profecias, do Antigo e Novo Testamento, ainda não se cumpriram a respeito de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo?         
    
  • VEJAMOS O QUE, BÍBLICA E PROFETICAMENTE, FALTA AINDA SE CUMPRIR A RESPEITO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO: 
- O governo de Cristo, no milênio, será estabelecido para sempre (II Samuel 7:13,16);
- Cristo reinará, no milênio, sobre todos os povos (Gênesis 49:10; Número 24:17);
- O reinado de Cristo, no período do milênio, será de muita paz (Isaías 2:4);
- Cristo reinará, com justiça, no milênio (Isaías 9:6,7; 11:3-5);
- Cristo governará do monte Sião, no milênio (Salmo 2:6);
- O Filho do Homem virá, com as nuvens, na sua segunda vinda (Daniel 7:13);
- Cristo destruirá todos os inimigos de Israel, na Batalha do Armagedom (Miquéias 5:5,6);
- Cristo reconstruirá o Templo de Jerusalém e será o sacerdote e o rei (Zacarias 6:11-13); 
- Cristo, no milênio, será rei sobre toda a terra (Zacarias 14:5-11);
- Cristo virá, corporalmente, para estabelecer o milênio (Mateus 24:27-30;36-44);
- Cristo prometeu voltar depois de preparar lugar para os que nele cressem (João 14:3);
- Cristo voltará dos céus da mesma forma como para lá subiu: fisicamente (Atos 1:9-11);
- Cristo, antes de estabelecer o milênio, virá arrebatar os que crêem (I Tessalonicenses 4:17);
- Todo olho verá a volta de Cristo à terra, quando vier estabelecer o milênio (Apocalipse 1:7); 
- Cristo derrotará o Anticristo (Apocalipse 17:14).


Concluímos, portanto, dizendo, que podemos, sim, descansar sobre o que o Deus Todo-poderoso disse e deixou registrado nas Santas Escrituras. E se as duas perguntas que fizemos acima têm e terão respostas dentro da Palavra de Deus, então podemos descansar e trabalhar para o Senhor, sabendo que, tudo que fizermos sobre o fundamento, que já foi estabelecido, que é Cristo, o Autor e Consumador da nossa fé, o Filho do Deus Altíssimo, ainda assim haveremos de receber galardões, e, é claro, sem nenhum mérito da nossa parte! Vejamos ainda:

porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.


 Hebreus 12
1
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas,   desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,
2
olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
3
Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.
  

1 Coríntios 3:
7
De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
8
Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.
9
Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.
10
Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.
11
Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
12
Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13
manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.
14
Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;
15
se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.


Um forte abraço!




Fontes de Ajuda:
     - Bíblia de Estudo das Profecias  - Editora Atos  
     - Bíblia de Referência Thompson – Editora Vida
     - Bíblia Online




Nenhum comentário: